Poupança
As Cadernetas de Poupança (Poupança) são o investimento mais tradicional do Brasil e são oferecidas pelas instituições financeiras públicas e privadas através de contas bancárias chamadas de conta poupança. Dessa forma, os valores depositados na conta poupança são aplicados automaticamente na caderneta de poupança.
A legislação brasileira determinou que os depósitos realizados na caderneta de poupança serão rentabilizados a cada 30 dias, ou seja, no aniverário de cada depósito. Os rendimentos são isentos de imposto de renda e sua rentabilidade variará dependendo do patamar da taxa SELIC, conforme esquema a seguir:
A Taxa Referencial (TR) é uma taxa de juros referência em que se baseiam outras taxas da economia brasileira. Desde setembro de 2017, a TR está em 0%.
CARACTERÍSTICA para reserva para emergências
ALTA Liquidez
Apesar da menor rentabilidade em comparação a outros investimentos da renda fixa, o resgate do dinheiro aplicado na caderneta de poupança pode ocorrer a qualquer momento, independentemente do horário. Essa característica é muito importante para o investidor que deseja poder contar com o dinheiro a qualquer dia e horário.
Ausência de volatilidade
A caderneta de poupança não apresenta volatilidade, ou seja, o investidor poderá resgatar os recursos aplicados a qualquer momento sem ser surpreendido com rentabilidade negativa dos valores aplicados. Essa característica garante ao investidos a previsibilidade para resgates realizados em curtos períodos de tempo após a data de aplicação.