Ouro
O ouro tem sua cotação definida em relação a outras moedas. No gráfico acima, o valor representa o preço de 1 onça de ouro (OZ) em relação ao dólar (USD). Uma Onça Troy equivale a 31,1034768 gramas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Liquidez
As propriedades intrínsecas do ouro e sua história milenar como meio de troca facilitam sua negociação com diversos agentes econômicos. Em geral, ele é um ativo amplamente desejado, e de troca relativamente fácil.
Escassez
Há uma oferta limitada de ouro no planeta e que não pode ser expandida pelos Bancos Centrais e Governos. Sua mineração e cunhagem requerem um alto custo e trabalho empregado. Em função destas características, o ouro tende a preservar valor e a atuar como uma proteção contra desvalorizações de moedas fiduciárias.
Poder de compra
O ouro é considerado o porto seguro de investidores de todo o mundo nos momentos de crise. Por possuir alta liquidez e ser um metal precioso escasso, ele tende a manter o valor de parte do seu patrimônio em caso de uma grande crise.
Mas ATENÇÃO! É muito importante que o investidor estude as formas mais seguras de armazenar e transacionar este ativo. Isso evitará fraudes, furtos e garantirá que o ativo cumpra seu papel como reserva de valor.
As características de valor do ouro requerem do investidor estudo e acompanhamento periódico deste ativo em seu portfólio. Vale reforçar que a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura e que não há investimento livre de riscos.