TESOURO IPCA+


O QUE É?

O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) é um título que possui uma rentabilidade vinculada à variação da inflação (IPCA), acrescida dos juros definidos no momento da compra.

De acordo com o Tesouro Nacional, o Tesouro IPCA+ é o tipo de título ideal pra quem proteger seu dinheiro da inflação, sendo indicado para o investidor que deseja acumular patrimônio no médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria e realização de projetos de vida.

COMO FUNCIONA?

A rentabilidade deste título é dada pela variação da inflação (IPCA) mais os juros de face, ou seja, ao levar o título até o vencimento você receberá seu dinheiro corrigido pela inflação mais os rendimentos obtidos pelos juros acordados no momento da compra.

 
Fonte: Tesouro Nacional

Fonte: Tesouro Nacional

 

Conforme demonstrado na figura acima, o Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) possui fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor faz a aplicação e recebe o valor de face (valor investido somado à rentabilidade) na data de vencimento do título.

No site do Tesouro Direto é possível acompanhar os preços e taxas dos títulos públicos. Os preços e taxas variam diariamente conforme condições de mercado. Por exemplo:

 
Fonte: https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm

Fonte: https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm

 

No exemplo acima( 14/09/2021), era possível adquirir 1,00 título do TESOURO IPCA+ 2035 pelo valor de R$ 1.947,32. O investidor que comprasse 1,00 título e optasse por levá-lo até o vencimento na data 15/05/2035 teria seu dinheiro rentabilizado pela variação do IPCA do período mais uma taxa adicional de 4,70% a.a.

É possível adquirir também uma frações desse título. No exemplo exemplo acima era possível adquirir 0,01 título do TESOURO IPCA+ 2035 pelo valor de R$ 38,94, o que torna o investimento bem acessível.

Os títulos do Tesouro IPCA+ são marcados a mercado, ou seja, variações na taxa SELIC e outras condições do mercado impactan no preço diário desses ativos. Por isso, diferentemente do Tesouro SELIC, é muito importante carregar este tipo de título o vencimento, garantindo assim a rentabilidade acordada.

QUAIS AS TAXAS?

A B3 (Bolsa de Valores) cobra uma taxa de custódia dos títulos no valor de 0,25% a.a.

Para começar a investir no Tesouro Direto é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. Atualmente, a maioria das corretoras não cobram taxas para o Tesouro Direto. Confira aqui as taxas de cada instituição.


Importância no patrimônio

Qualidade do tomador

A renda fixa tem um importante papel no portfólio dos investidores, que é manter parte do patrimônio em ativos de baixo risco. Os título públicos são considerados os investimento de menor risco da economia, pois o Governo(tomador) detém o monopólio da emissão de moeda, podendo emitir dívida ou aumentar impostos para garantir seus compromissos. Por essas características, o Governo é considerado o melhor tomador do mercado de crédito.

 

Reduzir volatilidade

Ter parte do patrimônio alocado no Tesouro Direto reduzirá a volatilidade do seu patrimônio no longo prazo, proporcionando a tranquilidade necessária para investimentos na economia real (Imóveis, Ações, FIIs, etc) no longo prazo.

 

Prazo longo

Nos títulos Tesouro IPCA+ é possível realizar investimentos de prazo mais alongados que outras opções da renda fixa, o que proporcionara menor tributação e maior patrimônio no longo prazo.


Próximo
Próximo

Tesouro SELIC